SOBRE A REGIONAL TOCANTINS

Home | Sobre a Regional Tocantins

QUEM SOMOS

A CRB Regional de Palmas, Tocantins, é uma Regional jovem, com grande potencial missionário. Sua fundação ocorreu conforme a “Ata da Reunião Ordinária Conjunta da Diretoria Nacional e do Conselho Superior da Conferência dos Religiosos do Brasil”, realizada no dia 08 de agosto de 1996, na sede social da CRB Nacional, situada à Rua Alcindo Guanabara, na cidade do Rio de Janeiro. Nessa ocasião, foi criada e constituída juridicamente a CRB Regional de Palmas, Tocantins, como uma dependência jurídica da CRB Nacional.

Naquela reunião, o Diretor-Presidente, Pe. João Roque Rohr, explicou à Diretoria Nacional e ao Conselho Superior que era evidente o desejo dos Religiosos e Religiosas da região de criar uma Regional da Conferência dos Religiosos do Brasil no Estado do Tocantins, com sede na cidade de Palmas. Após a explanação do tema e ouvidas as ponderações feitas, a Diretoria Nacional e o Conselho Superior aprovaram, por unanimidade, a criação da CRB Regional de Palmas, TO.

A Assembleia de Fundação do Regional aconteceu em 13 de setembro de 1996, contando com a presença de representantes da CRB Nacional, na pessoa do Pe. João Roque Rohr e Ir. Maria José Pinto, e da CRB Regional de Goiânia, de onde o novo Regional se desmembrou, representado pelo Pe. Columbano O’Flanagan, OMI, Ir. Doracina Rosa Cruz e Ir. Francisca Aparecida de Jesus. Sua primeira Diretoria, eleita na Assembleia Eletiva Regional em outubro de 1996, foi composta por:

Presidente: Ir. Marta Maria da Silva OSF

Diretoria:

Ir. Thereza Slonski SND

Ir. Ana Vieira SSD

Frei José Fernandes OP

Pe. Julio César Werlang MSF

Assessora Regional: Ir. Luzia Valbuena OP

O Regional de Palmas iniciou sua caminhada da VRC com 174 Religiosos, sendo 138 Religiosas e 36 Religiosos, distribuídos em 80 Comunidades, nas quatro Dioceses e uma Prelazia no Estado de Tocantins. A maioria dessas Comunidades estava inserida na caminhada pastoral da Igreja, com uma presença atuante, comprometida e solidária junto aos Movimentos Populares: MST, Movimento pela Moradia, CDHP, Grito dos Excluídos, Grito da Terra, CEBs, MAB (Movimento dos Atingidos pelas Barragens). Hoje, um grande número de Religiosas continua sua caminhada junto às lutas do povo na Pastoral da Criança, Pastoral do Idoso, Pastoral Indígena, MST, entre outros.

A VRC, em nosso Regional, desde o início, é marcada por um espírito solidário de acolhida e apoio entre todas as Comunidades, com destaque para o apoio solidário às Comunidades em dificuldades. No entanto, hoje se percebe um enfraquecimento das dimensões profética e missionária da nossa Vida Religiosa, decorrente da diminuição de membros nas diversas comunidades, envelhecimento dos Religiosos, da nossa pouca mística, bem como da saída de Comunidades Religiosas de lugares de inserção e de fronteira, enquanto outras se concentram na Capital do Estado, com múltiplas atividades e sem tempo ou espaço para participar da caminhada da CRB Regional. Os Núcleos de cada Diocese seguem em uma caminhada ativa, inserida na realidade da Igreja Local, somando 8 Núcleos.

A Coordenação atual é composta pelas Irmãs:

Ir. Veronica Terezinha Hergesel – Coordenadora Regional, Congregação das Carmelitas da Caridade de Vedruna

Ir. Marizete Queiroz de Sousa – Secretária, Congregação das Religiosas do Santíssimo Sacramento

Ir. Anair Maria Loro – Tesoureira, Congregação Notre Dame

Ir. Maria de Jesus Ferreira da Silva – Conselheira, Congregação de Nossa Senhora do Rosário de Monteils

Na busca constante de colocar em prática os objetivos traçados em Assembleia Geral Ordinária, à luz do Horizonte Inspirador e das Diretrizes eleitas na AGE, a equipe de Coordenação está em processo contínuo de acompanhamento aos núcleos, junto com as Irmãs que se colocaram à disposição para articular a vida religiosa em seus respectivos núcleos.

EQUIPE DE COORDENAÇÃO: 2024-2027